Existem diversas hipóteses para explicar, várias têm relação com antigos costumes e tradições europeias. Pesquisamos e descobrimos algumas explicações bem curiosas.
Uma das hipóteses mais interessantes remonta à Idade Média. Sabemos que o inverno europeu é muito rigoroso e, como naquela época não existia nenhum tipo de calefação e muito mesmo chuveiro elétrico, era comum que as pessoas passassem o inverno inteiro sem tomar banho. Em maio, quando a primavera atingia sua plenitude no hemisfério norte, as temperaturas ficavam mais amenas e era finalmente possível tomar banho. Então, esse era o momento ideal para o casório: as noivas e os noivos caprichavam no banho com muitas flores e ainda levavam perto do seu corpo um ramo bem perfumado delas que acabou virando a tradição do buquê.
Outra explicação deve-se a maio ser considerado o mês das flores no velho continente e um dos meses mais bonitos do ano por lá. O auge da primavera traz abundância de flores e transforma as paisagens europeias no cenário perfeito para realizar a cerimônia. Além disso, no início da primavera, os europeus costumavam fazer festivais para celebrar a natureza, que se renova nessa época. Ao longo do tempo, as ideias de renovação e fertilidade foram associadas à comemoração do amor no casamento.
Para a igreja católica, maio é considerado o mês da consagração de Maria. Por isso, também é dedicado às mães. Como, em tese, a mulher que se casa deseja ser mãe, poderia ter surgido daí a ideia de que as melhores datas para unir os casais seriam nesse mês. Como a influência da igreja católica era forte naquela época, essa passa a ser a hipótese mais aceita por todos, mesmo sem haver nenhuma passagem bíblica afirmando o fato.
Com o passar dos anos, a tradição deu lugar à praticidade. Atualmente, maio é o terceiro mês mais procurado pelos noivos. Dezembro é o favorito para os casais brasileiros, provavelmente por causa das férias de verão e daquela ajudinha do 13° salário. Em segundo lugar, vem setembro, justamente pela entrada da primavera, e só depois vem o mês de maio. Mas com certeza, você concorda que casar com quem se ama é uma ocasião mais do que especial, independente da data.